CONHEÇA NOSSO PATROCINADOR:

Você conhece o Instituto Dona Neném (IDN)? Uma iniciativa da Construtora BRZ para fomentar o desenvolvimento integral das comunidades carentes nas cidades em que atuamos. O nome "Dona Neném" é uma homenagem à mãe da fundadora do Instituto, avó dos sócios da BRZ Empreendimentos.

Todo ano, alguns projetos são escolhidos e apoiados pelo Instituto para dar oportunidades a quem precisa. Confira um pouco mais sobre a história e o propósito do IDN, além dos principais projetos. Venha ler e conheça!

 

HISTÓRIA DO INSTITUTO DONA NENÉM

O Instituto Dona Neném foi criado pelos filhos de Nem Campos, sócios da BRZ. Nem é filha de Dona Neném, e a história do Instituto tem muito a ver com sua vida e interesse pelas artes e cultura em geral.

“Eu me orgulho da sensibilidade de alma de meus filhos, sempre foram assim desde pequenos. Me ajudaram e ainda ajudam muito aqui em minha cidade natal nos programas sociais e culturais que passei a promover desde que me mudei em 2014. Na realidade, a ideia do Instituto partiu deles, como uma forma de devolver a benção de seu trabalho à sociedade na qual vivem. E meu filho Marcelo me disse assim: 'Ninguém como você, minha mãe, para levar em frente esse braço social de nossa empresa'. Fiquei emocionada! E aqui estou hoje, com muita alegria no coração, presidente do instituto onde podemos fazer toda a diferença a pessoas que precisam”, destaca Nem. 

 

Nem começou como estilista, abriu uma confecção de roupas e foi uma das criadoras do Calendário Nacional da Moda, através do grupo Mineiro de Moda, do qual fez parte. Sua primeira obra social foi a Casa do Saber, destinado a ensinar bordado a mulheres que não podiam trabalhar fora de casa e precisavam dessa renda. Projeto que logo se expandiu, com a participação de amigos e familiares dessas mulheres. Foram formadas 100 mulheres, que depois foram empregadas por sua empresa e empresas de amigos.


Grupo Mineiro de Moda (GMM) - Palácio das Artes, anos de 1990

Posteriormente, se dedicou à restauração de uma casa histórica no município de Oliveira, Minas Gerais. Lá, também promoveu exposições, eventos, peças teatrais e festas culturais. Seu trabalho chamou atenção e lhe garantiu um convite para se tornar Secretária de Cultura da cidade. Assim, Nem Campos ampliou sua atuação, trazendo eventos ainda maiores para Oliveira. Até hoje, é lembrada por suas programações culturais durante todo o ano, como a festa do Rosário, Natal, Semana Santa e outras.

O Instituto tem três pilares, número que simboliza os três filhos de Nem e vão de encontro a toda sua trajetória com trabalho social: Cultural, Social e Educacional. E são esses três pilares que vão impulsionar uma mudança de paradigma e de vida em comunidades carentes das cidades onde o Instituto age.

QUAL É O OBJETIVO DO INSTITUTO DONA NENÉM?

A BRZ criou o Instituto para levar desenvolvimento social, cultural e educacional para as cidades em que atua. A ideia é fomentar o desenvolvimento integral dos sujeitos e das comunidades, por meio de patrocínio ou incentivo de projetos. Estes devem estar relacionados a um ou mais pilares do Instituto: Social, Cultural e Educacional. 

O objetivo é promover mudanças substanciais nas comunidades carentes, para fazer com que as pessoas cresçam por meio da arte, da educação e da cultura. Modificar a vida dessas pessoas, indo além de ações com impacto instantâneo. 

"A cultura resgata," diz Nem Campos. "Aplica-se aí a parte social, a cultura tira pessoas da rua, dá suporte e sentido à vida de idosos e ensina a fazer. A pessoa vai um tom acima quando desenvolve dons culturais, por exemplo. Ou uma pessoa que passa a entender música: desenvolve o raciocínio lógico e melhora seu entendimento em outras áreas", destaca Nem. 

 

COMO SÃO OS PROJETOS DO INSTITUTO DONA NENÉM? 

Entre atletas, idosos, crianças, profissionais e amadores, os projetos atendem os mais diversos públicos. Dentro do eixo social, iniciativas relacionadas à saúde, filantropia e meio ambiente se destacam. No cultural, preservação do patrimônio histórico, eventos culturais e as sete artes - música, dança, pintura, escultura, literatura, teatro e cinema.

 

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS PROJETOS DO INSTITUTO DONA NENÉM?

Seguindo os pilares do Instituto, o IDN apoia projetos que tenham caráter social, cultural e educacional.

Os projetos, submetidos via edital, são pontuados de acordo com dez especificações e critérios a serem cumpridos. Os itens avaliados são:

  • Exemplaridade da ação

  • Detalhamento específico de preços

  • Viabilidade de Execução

  • Estar de acordo com pelo menos um de nossos pilares estratégicos

  • Beneficiar prioritariamente crianças e adolescentes que vivem em áreas de risco

  • Consistência do projeto

  • Regularidade jurídica e fiscal do proponente conforme legislação Federal, Estadual e Municipal

  • Capacidade organizacional e de gestão de recursos

  • Relevância do projeto para a localidade

  • Programa de integridade e anticorrupção

Os projetos inscritos devem ser integralmente executados no prazo de 12 meses e possibilitar contrapartidas em pelo menos uma das comunidades inseridas na região de abrangência ou cidades de interesse dos associados fundadores do IDN, devendo beneficiar prioritariamente crianças, adolescentes e adultos que vivem em áreas de risco.

As ações apoiadas pelo Instituto Dona Neném são motivo de orgulho e satisfação para a BRZ Empreendimentos. Juntas, elas consolidam a intenção e o interesse da construtora em contribuir para o desenvolvimento social das localidades onde atua. Para os próximos anos, o desejo é iniciar novos projetos, somando forças aos já existentes e contribuindo para mudanças efetivas nas comunidades carentes das cidades.   

 

Quer saber mais sobre o Instituto Dona Neném? Acesse o site.  https://www.institutobrzdonanenem.com.br/institucional/

IDN.png